sábado, 6 de junho de 2009

Falhas de comunicação

Imagem - Mandy Moore

Há uns anos atrás ouvi muitas vezes esta frase: desculpas não se pedem, evitam-se.

Eu não consigo concordar com isto...porque errar é humano, porque todos temos dias menos bons, porque nem sempre se consegue evitar...

Não digo que devamos falar sempre o que nos vem à cabeça sem pensar duas vezes...podemos magoar alguém quando não é isso que queremos, podemos ferir sem haver necessidade...mas se o fizermos, vamos sempre a tempo de pedir desculpa.

Também não digo que vamos passar a usar eufemismos para tudo e mais alguma coisa...ai coitadinho que ele não aguenta se lhe disser isto assim...sou pela sinceridade, pela frontalidade...mas sem exageros...sem partir para a ofensa.

Algo que me desagrada imensooooo é ouvir alguém que está a ter uma discussão comigo (troca de ideias, debate, chamem-lhe o que quiserem), por ficar sem argumentos ou já não saber o que mais dizer...passar para o não sejas estúpida, és mesmo parva e coisas que tais...é que detesto, além de não ser merecedora dos nomes tãããooo "queriduchos"!

Se não concordam comigo, têm de fazer um pequeno esforço para me mostrarem o outro lado da moeda, contrapor com factos e ideias...agora, nunca me vão convencer de que estão certos ou de que o vosso ponto de vista até faz sentido com um belo não sejas estúpida. É que eu vou ali...e não volto! Se eu sou capaz de falar com alguém sem ofender (porque quando é na brincadeira até me podem chamar coisas bem piores que não ligo nenhuma...mas quando é a sério...não me pisem!)...porque é que alguém há-de partir para a ignorância?

E com isto tudo lá me desviei do tema...o menino da frase lá de cima pode pedir desculpa pela falta de argumentos que eu não vou dizer que ele devia ter evitado.

Isto de estar a escrever com tudo a fugir da alma para o ecran...

É lixado porque perco o fio à meada!

11 comentários:

António Soares disse...

São meros 'clichés' ou algo que se assemelhe!
Eu tenho a caminho um post sobre "Pedras no caminho? Guardo-as todas. No final vou construir um castelo" que é mais uma das frases muito utilizadas que discordo. Ainda por cima vindo de Pessoa...

"Desculpa"
"As desculpas não se pedem, evitam-se"
É uma resposta de 'piloto automático'!
É quase como ver as pessoas com o "Ai Deus queira que...", sendo o primeiro mandamento "Não invocar o santo nome de Deus em vão"!
Mas concordo contigo... as desculpas pedem-se. Senão não tinham inventado o arrependimento!

Beijo Sakura*

Anónimo disse...

As desculpas evitam-se ou pedem-se. O contrário é fundamentalismo.
Acho que essa teoria foi inventada por algum convencido que se acha dono da verdade e da razão. Daquelas bestas que nunca admitem os erros nem os vêem em si próprios.
O mundo está cheio desses exemplares, que nos pisam e ainda querem que lhes peçamos desculpa por termos posto o pé onde sua excelência ia pôr a pata.
Admitir os erros e saber pedir desculpas, é uma atitude muito nobre. O resto são "mariquices" :D

Beijinho

C. disse...

errar é Humano. admitir os erros e pedir desculpa é sinal de maturidade :)

besso*

Ginger disse...

Vá, na sejas parva! Na te enerves com isso. :p


E acho que FAZES muito bem ao não te dares como vencida quando achas que tens razão. ;)

kiss*

Anónimo disse...

Depende... Depende muito.

Há pessoas que não se importam muito em errar, afinal "é só pedir desculpa e tudo voltará ao normal". Por isso, estas pessoas nunca sequer tentam fazer algum esforço para assumir que não são as "donas da verdade".

O importante é agir com sensatez. Se um dia houver o reconhecimento de um erro, o pedido de desculpa deve ser feito com sinceridade, não por obrigação ou educação. Deve ser feito porque se gosta da pessoa e se tem respeito por ela.

Acho que é isso!
Beijinhos!

S* disse...

Sempre que algo me toca de forma intensa sinto necessidade de o escrever. É confuso, estupido e sei lá o que. Mas é bom. Alivia.

JS disse...

Concordo inteiramente contigo.Se faço mxxxx peço desculpa,sem problemas.da mesma forma que aceito as desculpas dos outros, sejam elas tarde ou cedo. Mas tb odeio que me chamem esses nomes "queriduchos", aí tenho vontade de aplicar os meus parcos conhecimentos de artes marciais!!!

Dexter disse...

Bem, isso depende. Um pedido de desculpas sincero vale muito quando é sentido. Já pedi mtas vezes, pq n sou um tipo perfeito. Mas também já me pediram mtas vezes. E qdo é sincero, esquece-se, ou, pelo menos, passa-se por cima.

sakura disse...

Swadharma: é mesmo um cliché! Fiquei farta de ouvir sempre o mesmo...quando as frases são muito usadas, por tudo e por nada, é como se perdessem o valor e a essência.
Beijinho Swad*

O dono do blog: é assim mesmo. Se alguém errou, é um acto nobre admitir o erro e pedir desculpa. Só alguém muito orgulhoso é que nunca pede desculpa na vida!
Beijinho*

Hermione: é mesmo. Maturidade e sentido de justiça.
Baci

Gingerbread Girl: não sou gaja de dizer sim só porque sim. Se tenho uma cabeça em cima dos ombros é para a usar! ;) se não me convencem fico na minha.
Beijo*

GiGi: eu não digo que faço as coisas sem pensar só porque é facil pedir desculpa, mesmo que não seja sentido. É o oposto. Pedir desculpa para admitir o erro e por respeito ao outro :)
Beijinho*

S*: também penso assim. Escrever alivia. Mesmo que seja de rajada e que depois tenha de estar a ver se faz sentido para quem lê! Mas são coisas minhas! :)
Beijos***

JS: não sei karaté mas tenho pena nestes momentos...era logo de aplicar um golpe...zás! Detesto conversas que descambam em troca de "nomes queridos"...mesmo que seja unilateral.
Beijinho*

Dexter: sim, tem de ser sincero ou então nem vale a pena porque se topa a léguas a falsidade ;)
Beijo*

Laetitia disse...

É fácil pedir desculpas, mas é difícil pedir perdão! :D

sakura disse...

Pepper: tens razão! :) Mas era um bocado nesse sentido que falava...perdir desculpa ou que nos perdoem por um erro que cometemos e do qual nos arrependemos. Sem nos criticarem porque deviamos ter pensado primeiro antes de agir. Beijinho*