segunda-feira, 13 de julho de 2009

Desabafos, segredos e confissões...

Sempre tive mais amigas do que amigos... Ou melhor, a relação que tenho com as minhas amigas do coração (a R. e a O.) sempre me levou a desabafar mais com elas do que os meus amigos do sexo masculino. Não é que não seja capaz de o fazer, ou que não confie...nada disso. Mas simplesmente é assim que acontece.

O inverso também se passa. Os meus amigos não desabafam tanto comigo como as minhas amigas. Não são tanto de mostrar as suas emoções, de confiar os seus segredos...

Homens e mulheres são sempre assim? Reagimos sempre de forma diferente consoante a pessoa que nos ouve, seja um homem ou uma mulher?

Há pouco tempo, um amigo desabafou comigo sobre uma rapariga de quem ele está a gostar...que acha que não vai ser correspondido. Primeiro fiquei de queixo caído, mesmo. Não estava à espera que ele me contasse algo assim. E via-se que era muito sentido. Depois, reagi...respondi como se fosse uma das minhas amigas que me tivesse a confiar um desabafo. Dei força, incentivei... Mas não deixei de achar estranho. De pensar que ele devia esta carente de alguém que o ouvisse, que escutasse sem o julgar.

Ainda há um ponto que aqui pode ser discutido...
Homens e mulheres...
Os homens guardam para si o que é realmente importante na sua vida.
E as mulheres não conseguem guardar só para si o que é realmente importante porque têm necessidade de partilhar...
É assim? É o que tenho percebido das opiniões que chegam até mim...
Será? Ou as coisas não são assim tão lineares?

Quero saber a vossa opinião!
:)

15 comentários:

Suspiro disse...

Eu sou o oposto! Sempre tive mais amigOs e sempre me dei melhor com eles do que com gajas... aliás tenho amigos de longos anos e raparigas nao! vao chegando e partindo! mas também já tive muitos problemas com eles pois ás vezes separar as coisas é complicado pois continuo a ser uma gaja no meio de gajos! e como costumam dizer ninguem os conhece melhor que eu! nem ninguem me conhece como eles!

C. disse...

eu amigos daqueles do coração tenho poucos (mas muitos bons), alem do meu namorado e da minha mae, tenho uma amiga e um amigo. mas os desabafos mais sentidos sao com a minha amiga. nao sei, mas acho que seres do mesmo sexo se compreendem melhor, quando começamos a 'dizermal' dos nossos namorados, por nem sempre corresponderem as nossas elevadissimas expectativas, so dizemos 'vamos ser fufas' lool

beijinho

Anónimo disse...

Não concordo muito contigo, não concordo que as mulheres sintam a necessidade de partilhar. Pelo menos não se passa o mesmo comigo, guardo tanta coisa para mim que, por vezes, me sinto entupida de pensamentos e afins. Apesar de falar muito com as mihas amigas, há coisas que não consigo falar, como se deixassem de ser minhas. ´estranho, mas eu também o sou. Mas digo-te que adoro falar com homens, têm uma capacidade bem maior de nos ouvirem sem nos julgarem...
Beijinhossssssss

Artemisa disse...

Se queres que seja sincera não sei... As mulheres podem ter tendência falarem mais, desabafarem mais com as suas companheiras femininas, e os homens com os seus amigos... Se calhar, porque às vezes há coisas que só pessoas que são do mesmo sexo de nós entendem...
Mas há casos/assuntos, em que é bom ouvirmos um conselho ou desabafar com o sexo oposto... Por exemplo, se algum rapaz tem alguma atitude que eu não compreendo... o mais certo é ir perguntar a algum amigo meu para ver se ele o entende, já que é homem :-p

Bjx

Olhos Dourados disse...

Talvez as coisas não sejam assim tão lineares, eu sempre tive tantos amigos como amigas, eles muitas vezes a desabafar era a mesma coisa como se fossem raparigas!

sakura disse...

Alto e pára o baile!! :D

Só umas coisinhas e já respondo um a um...
Eu não disse que não desabafo com os meus amigos homens...apenas o faço mais facilmente com as minhas amigas.

Disse também que os meus amigos machos desabafam mais com os seus amigos machos do que comigo....e é mesmo verdade.

E que achei estranho aquele meu amigo desabafar comigo...mas não foi por ser homem...foi apenas por não falarmos tanto assim sobre essas coisas :) get it? Não me expliquei bem.

As diferenças que mencionei entre homens e mulheres não são a minha opinião...são as opiniões de várias pessoas que falaram comigo sobre isso :) não batam à menina Sakura! lol.

E para que conste...eu dou-me super bem com os meus amigos homens...e dou-me melhor a trabalhar com homens do que com mulheres! Dá tema para novo post!

E agora vocês :D

suspiro de baunilha: uma parte da minha resposta para ti está aqui em cima... Acho óptimo que te dês tão bem com os rapazes. E acredito que por vezes seja complicado separar as coisas. Eu durante muito tempo fui a unica rapariga da secção onde trabalhei...e era super engraçado ver como os homens pensam e davamo-nos todos muito bem mesmo.
Bjinho*

Hermione: loool! :D que expressão gira pah! "vamos ser fufas"! :p
Agora a sério...compreendo isso que sentes...além das amigas que referi, digo-te que tenho apenas dois amigos homens em que sei que posso mesmo confiar. Sem falar no meu Menino, é claro! :D
Beijinho*

evita sai-me da mota: sabes, também guardo muita coisa para mim...e também me perco em pensamentos e devaneios... Mas há um pensamento que por vezes me ocorre e que é oposto ao teu..."se não o partilhar, é como se não tivesse acontecido"...somos bichos estranhos...nós os humanos...
Bjinhos***

Aninhas: é bom ter amigos de ambos os sexos...dão-nos perspectivas diferentes acerca de tudo...e, de facto, há coisas que só um homem sabe como responder :D
Beijo!

Olhos Dourados: talvez seja eu que não estou tão acostumada a ouvir desabafos de homens...

Anónimo disse...

"Tem certas coisas que falamos somente para mulheres", disse um grande amigo meu para um colega.

Ele tem razão. Este mesmo rapaz, bastante jovem, sabia que se partilhasse sua intimidade com seus amigos do mesmo modo que partilhava comigo, ele seria taxado dos termos mais preconceituosos possíveis.

Comigo ocorria que eu partilhava mais de mim com eles que com elas. Hoje percebo que eu me abria demais, certas coisas não deveriam ter sido ditas. Entretanto, compreendo que era a necessidade e atualmente não faria o mesmo.

Conhecer um pouco mais a intimidade de pessoas do outro sexo nos faz quebrar conceitos que dificultam a boa convivência. Deve-se estar aberta (o) a isso, sem pré-julgamentos ou ironias.

Vivi experiências maravilhosas com amigos homens, vivências que não teriam o mesmo significado que com as amigas, ou melhor, colegas, da mesma época.

Beijo!

L'Enfant Terrible disse...

Eu pelo meu lado sempre desabafei mais com as amigas do que com os amigos. Isto de falar de sentimentos com gajos soa a algo estranho, um homem não fala de amor, paixão ou coisa do tipo com outro homem, é desconfortável para ambos.
Por outro quando alguém que não estamos habituados desafa connosco significa fá-lo exactmente por isso, por não ser uma pessoa muito intima, o que o teu amigo procura é uma resposta de alguém mais "isento", para que a mesma seja objectiva, digo eu!

Matchbox32 disse...

Sinceramente, eu sou ao contrário. Eu nunca desabaria era com um homem, sempre preferi desabafar com mulheres.

Beijinhos!

Laetitia disse...

Sempre tive mais amigos do que amigas...
Aprendo mais com a amizade masculina do que a feminina que acaba sempre em confusão, traição ou desgosto.
C'est la vie!

Beijinhos

Maria disse...

é por isso que aprendi a contar à medida que me contam... e olha que tem dado certo!

Storyteller disse...

Ao longo da vida, tenho tido sensivelmente o mesmo número de amigas e de amigos. E a minha relação com cada um deles é diferente, pois são todos pessoas diferentes. Tenho um melhor amigo, que vem desde a faculdade, com quem não falo com a regularidade que gostaria, mas que é a primeira pessoa a saber sempre que algo importante se passa na minha vida. Mas este é o MEU amigo. Tenho amigas a que conto praticamente tudo e mais alguma vez. Tenho amigos a quem conto praticamente tudo e alguma coisa. Tenho amigas a quem não conto nada. Tenho amigos a quem não conto nada.
E, às vezes, há coisas que são muitíssimo importantes, mas que guardo só para mim. Guardo só para mim até achar que chegou o momento de partilhá-las.

Dexter disse...

Falando por mim, n sou pessoa de desabafar, guardo mto as coisas para mim, é raro abrir-me mto, especialmente em coisas do coração. Mas qdo o faço, é com os meus amigos homens, 2 ou 3. Mas n é por serem homens, é simplesmente pq são as pessoas com quem tenho mais confiança...acredito que se tivesse uma amiga com o mesmo nível de confiança que tenho com qq um deles, faria o mesmo.

Senhor das Chaves disse...

Eu tenho mais amigas do que amigos. Deve ser por causa da minha costela totalmente lésbica :o) mas, desabafar, desabafar é com a companhia do costume: dois franceses e uma dinamarquesa :o) como nos entendemos em italiano (que não é a lingua nativa de nenhum dos 4), por vezes fico na duvida se me perceberam ou não (mas, no desabafo, também não é importante que nos percebam lol)
Um beijo e um sorriso :o)

Miss Yellow disse...

Se me permites.. Vou dar a minha opinião..
Quanto a mim, os homens são mais reservados, sem dúvida, e partilham menos segredos com os amigos, embora também partilhem bastante, mas a uma reduzida quantidade de amigos, enquanto nós temos um grupo de amigas , e independentemente de onde estamos, na rua, no café, conversamos, eles guardam só para quando estão apenas eles, e quando surge aquela conversa.. não é como nós que assim que existe alguma novidade, corremos ao telemóvel a dizer às nossas ouvintes que temos novidades.. ehehehe

Mulheres X)

Beijinhoo =)