quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sou lisboeta

...eu sei que sou.
Mas quando o meu Menino se sai com uma expressão popular que eu não conheço, nem faço ideia o que significa, principalmente expressões alentejanas, sai logo o: "és mesmo lisboeta!".
Oh pah, não é justo... Só porque hoje ouvi uma que não conhecia, nem tem tradução possível...
Escalmorrada.
?!
Qué isso pah?
:)

7 comentários:

Lia disse...

há algo que tens que aprender acerca dos alentejanos/algarvios (onde me incluo tal e qual como o teu menino): é que inventamos palavras, desde que pelo som nos façam lembrar o que queremos dizer.
essa em particular, nunca ouvi, mas deve ser qualquer coisa como "mau feitio" ou assim... acertei?

Lénia Rufino disse...

Alto e pára o baile: escalmurrada (ou escalmorrada) tem sim tradução possível! E a tradução possível é... queimada pelo sol! Aposto que ele te explicou o que é mas para quem possa vir ler e não seja lá dos Alentejos, ficamos escalmurradas quando estamos, por exemplo, imenso tempo ao sol (na praia e não só). Estamos escalmurradas quando temos aquela sensação da pele da cara estar ressequida e a estalar, com o excesso de sol...

Beijinho!

Olhos Dourados disse...

Há palavras próprias de cada terra. Essa também não conheço.

Anónimo disse...

Escalmorrada quer dizer cheia de calor, ou cansada devido ao calor.
Eu sou algarvia e conheço essa expressão.

R disse...

Nunca tinha ouvido essa, por isso não sabia o que queria dizer. Mas no Alentejo há muito disso. Na minha terra, que não é no Alentejo, é na Estremadura, temos também palavras que são só nossas e não vêm no diccionário.
Beijinhos Sakura espero que estejas bem, tenho andado ausente aqui do teu cantinho.

Olga Mendes disse...

Isso é brincadeirinha. O meu filho diz em tom de desdém que o irmão é Lisboeta só para o aborrecer (porque nasceu em Lisboa, mas foi registado em Setúbal). O meu marido está sempre a dizer que sou alentejana e (...). Enfim gostam de mexer com o nosso ego. Nunca tinha ouvido tal palavra!!

Kikas disse...

és mesmo lisboeta pá xD tenho-te a dizer que estou escalmorrada (cheia de calor)! ahah :) mas pronto, tem a vondo, menino do mar. a menina sakura tem direito a não saber certas coisas, é alfacinha x)