
Todos temos amigos que já desabafaram connosco os seus problemas do coração... Que depositaram em nós os seus medos e as suas angustias, confiando que ouvimos atentamente, sem fazer juízos e que, acima de tudo, vamos guardar para nós aquilo que nos contam.
Dei por mim há pouco tempo a ouvir as histórias de amores e desamores de várias amigas.
Uma amiga que é como uma irmã viu o seu namoro terminar...
Outra apaixonou-se por um rapaz fora do seu alcance porque é comprometido...
Outra amiga vivia uma paixão impossível pelo ex-namorado...
Outra começou a namorar, em segredo, com o ex de uma amiga...
Outra ainda que, depois de 8meses a viver junto com o namorado, começa a perceber que as coisas não estão nada bem e que provavelmente a decisão de morarem juntos foi precipitada...
São histórias que me tocam, porque em alguns casos também eu passei pelo mesmo...
Não temos histórias de vida iguais, nem pouco mais ou menos. Temos histórias de vida que se assemelham em vários aspectos. Que nos fazem recordar como foi quando passámos por essa fase.
Ouvir estes desabafos leva-nos a querer dar conselhos... Porque não queremos que as nossas amigas sofram como nós já sofremos. Porque não queremos que tropecem nas mesmas pedras.
Mas, ouvi uma vez uma expressão de que não mais me esqueci...
Conselho, se fosse bom mesmo, não se dava, vendia-se. Não é para ser tomada à letra, mas perceber o seu significado.
Damos conselhos segundo a nossa experiência. Mas, lá por uma coisa ter corrido mal connosco, não quer dizer que corra necessariamente mal com outra pessoa.
E há ainda aquela sensação de estar a dar conselhos a alguém quando pensamos que no fundo nós também precisamos do mesmo. Porque também temos os nossos receios, as nossas angustias.
O importante, é termos esses amigos. Que estão lá quando precisamos deles. Que nos escutam, que nos dão a mão quando precisamos de ajuda para nos levantar.
E elas sabem que, mesmo que os meus conselhos não sejam os melhores, estou lá para escutar, para o que der e vier.