sexta-feira, 12 de março de 2010

Amizade e trabalho


Segunda feira vou finalmente começar a exercer as minhas novas funções. Vou para outra cidade e contribuir para um novo projecto que ainda nem está aberto ao público.
São mais as responsabilidades, são muitas as coisas que tenho de aprender. Mas sei que, com calma e empenho, eu chego lá, porque confio nas minhas capacidades.
Se a parte do trabalho propriamente dito não me deixa receios, já a parte do relacionamento com os colegas me deixa de pé atrás. E não é a questão de me dar bem ou mal com as pessoas. Porque me dou sempre bem com toda a gente.
Não conheço a equipa, tirando duas colegas que já trabalham comigo. E são elas as pessoas que vão ter as mesmas responsabilidades que eu.
Assusta-me que uma delas não saiba literalmente na carga de trabalhos em que se está a meter, assusta-me pensar que ela não tem perfil para o cargo, assusta-me pensar que vou dividir responsabilidades com ela. Assusta-me, por ser minha amiga. Não é uma das minhas amigas do coração, mas é amizade.
Sei, daquilo que já passei, que ela não aceita muito bem as críticas, as chamadas de atenção. Só espero encontrar a melhor forma de lhe mostrar como fazer as coisas e de lhe fazer ver quando não age bem... I hope so. Não quero que isto estrague a nossa amizade. Mas as responsabilidades em primeiro lugar.
Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque.

13 comentários:

Anna disse...

Pois... nem sempre é fácil conseguir um ambiente saudável nessas condições... por muito que gostemos de uma pessoa, poderemos simplesmente não ser compatíveis com a sua formade trabalhar... e o que acontece é que, por sermos amigos, não conseguimos dirigir-nos imparcialmenre a essa pessoa...
É preciso muito bom senso!
Vai correr bem! :)
Boa sorte para o novo desafio!

Olhos Dourados disse...

No trabalho tem de se saber dividir as coisas.

disse...

Da única vez que trabalhei com alguém que já conhecia muito bem e de quem era amiga...não correu nada bem, mas penso que por sermos ambas mais jovens e imaturas e não termos sabido lidar com essa proximidade. Vais ver que corre bem, se já a conheces, sabes bem que tens que ser mais cuidadosa, mas, como amiga, é importante que sejas sempre sincera. Boa sorte!!

Dina disse...

Boa sorte para o novo trabalho! Tens que ser sempre franca com ela, e ela tem que aprender a lidar com as críticas. Mas não vai ser fácil, por isso coragem ;)

anaferro disse...

Eu concordo contigo, há que saber separar as coisas. E valorizo imenso aquilo que mostraste, que é para mim uma qualidade daquelas grandes: profissionalismo.

Eu gosto de fazer bem as coisas que faço e gosto de trabalhar com pessoas que o sentem também. Acho que em tudo temos que vestir a camisola e o "deixa andar" não é o meu forte.

E, por exemplo, entre o meu grupo de amigos, eu aponto exactamente e sem pudores as pessoas com quem gostaria de trabalhar e aquelas que para mim seriam uma dor de cabeça. E as pessoas visadas sabem que é assim e sabem o porquê, o que não implica que sejamos todos imensamente amigos uns dos outros.

Desejo que te corra bem o novo trabalho e que consigas gerir isso. Que, essencialmente, não te traga a ti chatices.

Um beijinho grande ;)

Kikas disse...

boa sorte, sakura :D vais ver que, com jeitinho, ela percebe que é para o bem dela :)

S* disse...

Mas isso tem de ser muito motivador. Boa sorte... ;)

Quando se gosta, a distância não apaga.

Olga disse...

Sakura, vai correr tudo bem. Quando tiveres que dizer alguma coisa à tua amiga podes talvez com uma voz calma, baixa, lhe dizer estive a pensar... se nós fizemos isto de outra forma, não achas que iria funcionar melhor e iamos conseguir mais resultados? Nunca mostres que queres ser tu a mandar, fala sempre em equipa, e quando formulares um elogio diz sempre a nossa equipe é o máximo, funcionamos mesmo bem todas juntas. Nunca digas que dás importância à opinião por exemplo das chefias em relação ao teu trabalho em especial, diz sempre que gostarias que as chefias ficassem contentes com o nosso trabalho porque nós nos esforçamos juntas. Lê o livro picos e vales que está no meu blogue. Vai correr tudo muito bem amiga. Beijinhos.

MagicWoman disse...

Olá,

antes de mais as maiores felicidades para este novo desafio!

quanto a essa situação especifica, terás certamente força para lidar com ela da melhor forma.

kiss

Hyndra disse...

As relações, sejam profissionais ou pessoais, nem sempre são fáceis de gerir. Uma vez disseram-me uma coisa que não voltei a esquecer: "Tudo pode ser dito, desde que seja dito da forma correcta". É preciso tacto. Boa sorte!

Assim sou eu disse...

Desejo-te muita sorte para o novo desafio que abraças.

Em relação à amiga... acredito não ser tarefa facil... terás que ter muito tacto na escolha das palavras, para que não a melindres e para que simultaneamente leves as tuas opiniões avante...

Boa sorte!!

Anira the Cat disse...

Um novo desafio é sempre bom! Boa sorte!

E não te preocupes, se realmente são amigas vai haver diálogo!

Bjokas

Lia disse...

boa sorte na nova vida...espero que corra td pelo melhor!